ATRATIVOS DA REGIÃO

A região dos Aparados da Serra é considerada rústica e ao mesmo tempo bela. Cambará do Sul em especial, se destaca por possuir grande parte destas belezas naturais.

ATRATIVOS DA REGIÃO

A região dos Aparados da Serra é considerada rústica e ao mesmo tempo bela. Cambará do Sul em especial, se destaca por possuir grande parte destas belezas naturais.

Cânion Fortaleza


O Cânion Fortaleza é o principal atrativo do Parque Nacional da Serra Geral. Criado em 1992, o Parque possui 17,5 km2. O acesso é feito por estrada de chão que é uma continuidade da avenida principal de Cambará do Sul, a Av. Getúlio Vargas. O Fortaleza possui 7,5 km de extensão e, em alguns pontos, possui até 900 metros de altura. O nome se deve ao formato de sua estrutura geológica que lembra uma fortaleza.

No Cânion Fortaleza é possível realizar três trilhas.
São elas:
Mirante do Fortaleza (3,2 km)
Cachoeira do Tigre Preto (2 km)
Pedra do Segredo (2,7 km).




Cachoeira do Tigre Preto e Pedra do Segredo


São duas atrações bem próximas e estão localizados dentro Parque Nacional da Serra Geral.

A caminhada até até a cachoeira é feita por lindos campos e capões e para avistar as 3 quedas d'água é necessário primeiro atravessar o rio por cima das pedras. Além da cachoeira é possível visualizar 10% do cânion Fortaleza.

Após a travessia do rio, encontra-se a Pedra do Segredo. Ela a chama a atenção por suas características geológicas. É formada por um bloco monolítico de cinco metros de altura e de aproximadamente 30 toneladas. Mas, o que encanta mesmo os visitantes é o fato dessa grandiosa pedra estar equilibrada em uma base de apenas cinquenta centímetros.





Cânion Itaimbezinho


É o cânion mais famoso e também um dos mais belos. Suas paredes medem 5,8 km de extensão, 720 metros de profundidade e 600 metros de largura.
O Itaimbezinho fica no Parque Nacional de Aparados da Serra.

No Cânion Itaimbezinho é possível realizar a trilha do Vértice, a trilha do Cotovelo e a trilha do Rio do Boi.

Cachoeira do Tio França


É a atração turística natural mais próxima da cidade. Ela está localizada a aproximadamente 3,5 Km da cidade.

A cachoeira fica em propriedade particular e o acesso é fácil. Além da queda d'água é possível andar por lajeados de águas cristalinas e natureza abundante.


Cachoeira dos Venâncios


Esta é uma das mais lindas cachoeiras da região.
Fica a 23 km do centro da cidade, na Fazenda Cachoeira, divisa entre os municípios de Cambará do Sul e Jaquirana. Possui quatro quedas d'água o que proporciona massagens relaxantes. Suas águas são cristalinas e formadas pelo Rio Camisas.

No local há churrasqueiras e mesas disponíveis para turistas que queiram passar o dia.